Desenho em Catia V5 de um motor V10

Eis aqui o trabalho realizado por mim e Angelita Satake para a disciplina “Introdução à modelização CAD” sob regência do Prof. Alain Rassineux na Universidade de Tecnologia de Compiègne. Este trabalho constituiu o desenho em Catia V5 de uma montagem de nossa escolha, um motor V10. O desenho baseou-se nos dados de um motor de 4 cilindros encontrados no livro “Desenhista de Máquinas” e foi inspirado em um BMW V10. Os desenhos para a biela, o pistão e o virabrequin foram então adaptados com total liberdade apenas para ilustração. Logo, este trabalho não constituiu o projeto, mas apenas um desenho aproximado, com única intenção de colocar em prática o aprendizado sobre o software.

O conjunto completo com os comandos de válvulas, válvulas e correntes de transmissão compreende um total de 36 peças que se repetem em um total de 546 peças (sendo apenas as correntes responsáveis por 204 repetições).

O primeiro problema encontrado foi encontrar a nomenclatura técnica em francês para cada peça (para isso corremos buscas em sites de tradução e sites de ensino, em busca de imagens ou ilustrações com nomenclatura indicada). Um segundo problema enfrentado foi o uso de sub-montagens. Ao criar uma sub-montagem com a biela e o pistão, descobrimos que o Catia não permite a inserção de montagens flexíveis dentro de outras montagens (diferentemente do SolidWorks, também da Dassault Systèmes).

A solução, naturalmente, foi dividir todas as sub montagens por elementos que são fixos entre si. Criamos então “pistão completo” com pistão, anéis, cilindro e anilhas; “biela completa” com biela, parafusos, porcas e buchas, “válvula completa” com válvula, molas, apoios, cachorros e mola; e “corrente” com elo interno e elo externo.

Essas submotagens foram então adicionadas a uma montagem com o virabrequim, os comandos de válvulas e uma peça fantasmas utilizada apenas como apoio para a montagem.

O terceiro problema encontrado foi o fato de haver, por causa dos diferentes estágios de cada pistão, 9 estados diferentes de compressão das molas de retorno das válvulas. A montagem “válvula completa” tornou-se, então, 9 diferentes montagens (cada uma com uma mola em diferente estado de compressão), ajustadas manualmente na montagem geral por meio da diferença de posicionamento das arruelas de apoio em relação a arruelas de molas em estado relaxado.

Ao realizar a montagem completa o software não suportou as restrições cíclicas do posicionamento dos pistões em relação ao virabrequim e ao bloco fantasma (não apenas indicando a sobre-restrição, mas simplesmente acusando um impossibilidade inexistente). A solução foi liberar a folga axial do encaixe do pistão à biela, como ocorre realmente em um motor. A última coisa a desenhar foram as correntes, montadas à parte para não sobrecarregar a máquina: os 204 elos ligados extrapolavam os limites e deixavam ocomputador excessivamente lento.

Eis aqui o resultado final. Lembrando: não se trata do projeto de um motor, apenas de um desenho aproximado para praticar o desenho sobre o software Catia V5.

Para ver outras páginas relacionadas ao software Catia, clique aqui.

24 Respostas to “Desenho em Catia V5 de um motor V10”

  1. Cristian Noschang Says:

    Bom Dia, estou Cursando Engenharia Mecãnica e estou começando a trabalhar com SolidWorks.
    Gostaria se possível que vc me mandasse os projetos do pistão e das bielas, que é o que está me faltando…
    Agradeço desde já.
    Att,
    Cristian Noschang

  2. Sandro Ricardo Silva Says:

    Olá boa noite, sou estudante do curso de Engenharia Mecânica, e recentemente fiz um curso de catia, se fosse possivel, gostaria pedir vc mandasse alguns arquivos de desenhos de motores, se você tiver, pode ser em 2D, o q vc tiver. Desde já muito agrdecido.

  3. Rodrigo Dulze Says:

    Caro, estou precisando das medidas do motor, gostaria de fazer para meu projeto final do curso de CATIA o desenho do motor, mas está dificil de conseguir as medidas, será que você poderia me passar ou informar onde posso conseguir?
    Abraço

  4. fernando Says:

    ola td bem, estou precisando das medidas do motor para fazer um trbalho com catia,por favor voce poderiam me mandar desde ja agradeco

  5. Renato Pagano de Souza e Silva Says:

    Ola. Bom dia. Tudo bem. Boa tarde. Como está. Boa noite. Tudo de bom.
    Gostaria de obter o BMW v10 e somente com todo o resto que compõem este carro. Serve qq modelo que o utilize.
    Desde já e sempre agradecerei, por toda a minha vida e a do meu filho que herdará esta maquina.

  6. Rogério Says:

    Olá João,

    eu também sou usuário do Catia V5 e fiquei interessado nesse modelo do motor V10.

    Teria como você disponibilizá-lo pra mim)

    Agradeço desde já,

    Rogério

  7. welder altieri Says:

    Olá, gostaria de saber se alguém pode me mandar os projetos das peças para praticar, estou cursando engenharia mecanica e aprendendo a mexer com o solid.
    se alguém souber de links e desenhos por favor fico grato!

    att

  8. Renan Says:

    Olá, conclui um curso de Catia V5 esta semana e gostaria modelar um motor e aplicar dinamica nele. Achei muito interesse este seu modelo, seria possivel disponibilizar o desenho 2D dele?

    Desde já agradeço.

  9. Bruna Says:

    Ola, eu estudo engenharia mecanica, e estou estudando virabrequim, pretendo fazer a analise estrutural, voces poderiam mandas a geometria 3D em qualquer formato

    muitissimo abrigada, bju

  10. Josiel de Andrade Says:

    Boa tarde,

    Sou aluno de engenharia, e adoro desenhar, conheco o solid edge, solid works e agora estou comecandom a estudar o catia v5, ja comprei varios tutoriais, tenho muitos artigos, mais nenhum me mostrou se o catia tem uma biblioteca interna, ou seja, pecas prontas, se possivel gostaria da sua ajuda.

    Um grande abraço e ate mais.

  11. joaoacioli Says:

    Olá Josiel,

    o contato que tive com o Catia não me permitiu descobrir uma bilioteca. Em outras palavras, acredito mesmo que não tenha uma.

    Um abraço,

    João Silva Acioli

  12. joaoacioli Says:

    Olá Renan,

    Primeiramente, desculpas pela demora. Não possuo o 2D do motor, apenas os modelos desehados mesmo (e já não tenho mais acesso ao software.

    Um abraço,

    João

  13. leandro Says:

    oi
    parabens pelo post
    sou aluno do curso de fisica da UEM
    se possivel me mande alguns arquivos de motores que voc fez pra que eu possa desenvolver uma ideai de como projetar um motor.
    muito obrigado

  14. Alexandre Sales Fortes Says:

    POr favor alguém sabe como conseguir o desenho do motor Bheta II usados nos carros da Huday, principalmente do ix35, preciso urgentemente, pois estou desenvolvendo um trabalho e só pode ser realizado a partir deste Motor. Por favor me ajudem!!

  15. Alexandre Sales Fortes Says:

    Corrigindo, a montadora é a HUNDAY.

  16. joaoacioli Says:

    Ol Alexandre,

    Infelizmente no tenho idia de como voc poderia conseguir estes desenhos.

    Um abrao.

  17. Jonathas Fellipe Says:

    Ola,boa noite,eu gostei muito do seu desenho e gostaria de alguns toques na elaboração de projetos,pois trabalho em uma empresa eu sou projetista e uso o catia V5.

  18. joaoacioli Says:

    Olá Jonathas, por favor envie um e-mail para joaoacioli@gmail.com e nós podemos conversar.

    Um abraço.

  19. matheus Says:

    tbm estou cursando engenharia e estou usando o CATIA e estou fazendo meu projeto final…se pudesse mandar as medidas e tudo mais ficaria grato…ja seria uma ajuda..matpg7492@hotmail.com ou matpg7492@gmail.com

  20. joaoacioli Says:

    Olá Matheus.
    Infelizmente no tenho comigo os planos do motor. Vou tentar colocar os arquivos do Catia no blog mas não deve ser nada que aconteça cedo…
    Abraço!

  21. Rogerio Says:

    João coloca os arquivos pra gente?

  22. ANTÔNIO Says:

    olá amigo engenheiro…teria como enviar alguns desses modelos em folha de desenho para que eu possa disponibilizar a outras pessoas para a prática do solidworks, seria uma ótima forma de dividirmos o conhecimento aqueles que se interessam pela matéria..

    abraço

  23. joaoacioli Says:

    Ol Antnio,

    Infelizmente no possvel: j no tenho mais acesso ao software CATIA e nunca gerei os modelos. Estou tentando disponibilizar os arquivos mas j faz tanto tempo que no os encontro mais…

    Abraos,

    Joo Silva Acioli http://joaoacioli.wordpress.com

  24. Mateus Says:

    Olá João,
    gostaria de saber se vc não tem as cotas desse conjunto pois gostaria muito de fazê-lo no SolidWorks.
    Grato,
    Mateus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 53 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: